HERBART

CURIOSIDADES

 

 Imagem Produto

 

A influência de sua teoria contagiou muitos pensadores, que deram origem a diversas interpretações, até entrar em declínio no início do século XX.

A partir desse momento histórico, o pensamento pedagógico por ele estudado está vinculado à teoria da aprendizagem e a Psicologia do desenvolvimento, onde anos mais tarde, em 1896, foi exemplificada por Jean Piaget.  

Para ele, a mente funciona de forma propícia para que ocorra relação entre as representações, tornando assim, um processo dinâmico e constante.

Entretanto, negava veementemente a existência de faculdades inatas. Entedia que as mesmas, eram irrelevantes no processo de aprendizagem da mente humana.

         Através, de sua filosofia desencadearam-se suas obras pedagógicas destacando-se a Pedagogia Geral e Esboço de um curso de Pedagogia

 

Autoras: Josenilda Claudio e Mariana Moraes

  

Referências Bibliográficas: FERRARI, Márcio. In: https://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/jf-herbart-307401.shtml, visitado em 01/05/2012 ás 12h00.

 

BIOGRAFIA

Imagem Produto

 

 Johann Frederich Herbart nasceu em Oldenburg, na Alemanha em 04 de maio de 1776. Faleceu em 11 de agosto de 1841.

 Formado em Filosofia, considerado grande pesquisador do século XIX, com forte influência de Comenius, Rousseau e Pestalozzi.

 Viveu, numa época marcada pela influência protestante que ajudaram produzir na Alemanha uma excelente safra de importantes intelectuais da história da humanidade.

 Herbart foi o primeiro a organizar, sistematizar e abranger através de fins claros, a Pedagogia como ciência, dando maior importância para a educação.

 

Autoras: Josenilda Claudio e Mariana Moraes

 

Referências Bibliográficas: Aranha, Maria Lúcia. História da Educação.1ª  Edição, São Paulo.Moderna, 1989.