Plano de Aula

 

Ciclo escolar: 2° ano do ensino fundamental, crianças de 6 e 7 anos.

 

Aula: Matemática

 

Conteúdo: Subtração por desagrupamento

 

Estratégias: Uso do material dourado para construção do conceito de desagrupamento, que é parte da fundamental no processo do entendimento das contas de subtração; Apresentar exemplos, baseados em fatos, aproximando a realidade aluno-professor, tornando a aula interativa e interdisciplinar.

 

Materiais: Material dourado, giz e lousa.

Trabalhando Zabala, entenderemos como o autor que defende o Currículo Oculto define esse tema.  Defende a ideia de algo amplo, não restrito aos conteúdos disciplinares, objetivando sua manifestação e pertinência avaliada. Nele são estudados conteúdos de natureza variadas, como:  dados, habilidades técnicas, atitudes e conceitos, etc.

 

Conteúdos Factuais: os exemplos citados em sala de aula, baseados em fatos. Como por exemplo, explicar a importância do material dourado e quem o inventou.

 

Conteúdos Conceituais: a explanação do conceito de subtração por desagrupamento, ao educando.

 

Conteúdos Procedimentais: as estratégias usadas em sala de aula para a absorção do conteúdo de forma clara e objetiva.

 

Conteúdos Atitudinais: nesse quesito entra a mediação do educador, as situações (pertinentes ou não ao assunto em questão) e as atitudes das partes envolvidas.

Antoni Zabala defende o construtivismo, acreditando que a prática docente deve ser revista e avaliada constantemente. Para ele, é nas instituições escolares, através das relações construídas, que se estabelecem os vínculos e as concepções sociais sobre si e os demais. Zabala tem uma posição antagônica sobre o papel da escolarização defendendo uma reflexão constante no processo de aprendizagem do aluno, e da sociedade que o circunda.


  

Referências Bibliográficas

 

ZABALA, Antoni de. (org.) Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. 2ª ed. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1999.