Edgar Morin

 

 

 

Os sete saberes necessários à educação do futuro não têm nenhum programa educativo, escolar ou universitário. Segundo Morin, não estão concentrados no ensino primário, secundário, ou no universitário, mas abordam problemas específicos para cada um desses níveis. Eles dizem respeito aos setes buracos negros da educação, completamente ignorados, subestimados ou fragmentados nos programas educativos. Programas esses que, na opinião de Edgar Morin, devem ser colocados no centro das preocupações sobre a formação dos jovens, futuros cidadãos. O Conhecimento é a primeira lacuna dessa intricada relação escola-aluno.

Um dos expoentes da Didática, é dele o pensamento que defende propor ao aluno desafios, acredita que o aluno que não enfrenta desafios, acumula incertezas e não aprende a se defender e a inovar, potencializando o seu saber.

Em julho de 2012, mês de seu aniversário, Morin prestigiou os paulistanos com duas palestras no Sesc Consolação. Sociólogo, antropólogo, historiador e filósofo, traz reflexões que devemos como aficionados pela educação trazer à tona para reflexões. É contra a mutilação ou a fragmentação do pensamento, defende a integralidade e a construção, através de questionamentos.

 

Vale a pena conferir os vídeos em www.edgarmorin.org.br/