MINHA FAMÍLIA É SHOW 

        (Espaço destinado aos grandes exemplos de famílias que possuimos Brasil a fora. Contaremos com relatos de famílias parceiras não só das escolas de seus filhos, mas parceiras da Educação).

 

        Quando falamos de família, a maioria das pessoas se rementem ao prazeroso pensamento dos momentos bons vividos ao lado de quem se ama.

        Afinal, não é por acaso que afirmamos que a família é a base de tudo, pois tudo começa dentro dela, por isso é muito importante que possamos criar vínculos de amor, respeito, incentivo e companheirismo, para possuirmos maior facilidade para lidar com o mundo fora das nossas casas.    

        Hoje, podemos dizer que existem diversos tipos de famílias, pois a famosa “Família Doriana”, dos antigos comerciais, cada vez mais desaparece.

        Mas independente disso, nos deparamos como muitas famílias que superam as dificuldades do dia a dia, e nos mostram que mesmo com todas as atribuições cotidianas é possível se fazer presente na vida das crianças.

        No ambiente escolar não é diferente, pois a família tem que ser parceira da escola em prol da educação das crianças.

        Nessa parceira, deve está estabelecido de forma clara, o papel de cada um, para que o resultado final que é o bem estar da criança se dê por completo.

        Sabemos da existência das dificuldades diárias, que muitas vezes nos impedem de estarmos mais presentes na vida de nossas crianças, porém não devemos esquecer que elas precisam muito de nossa atenção.

         Precisamos pensar sempre que o importante não a QUANTIDADE de tempo que se passa ao lado delas, mas, a QUALIDADE dos momentos que são vivenciados juntos.

        Lembrando que se todos os dias tirarmos dez minutos para perguntar como foi o dia delas, isso é a motivação que ela necessita para seguir em frente.

        E foi pensando nas atuais dificuldades enfrentadas pelas famílias brasileiras para acompanhar a educação de suas crianças, que nas próximas publicações daremos dicas práticas de como lidar com essas situações.

        

Autora: Mariana Moraes

 

 

Relato de uma família muito especial...

 

    Durante trinta dias, andei por São Paulo, em busca de uma família que ilustrasse o espaço “Minha Família é Show”, do mês de maio.

    Conheci e ouvi relatos de famílias fantásticas, mas encontrei uma, que me chamou atenção, em especial por ser composta pelo pai e seus dois filhos.

    Após um prazeroso bate-papo, convidei Nielson Borges, o pai, para nós dá um relato sobre o dia a dia dessa família.

Confira com exclusividade, o relato desse que considero um super pai.

        “Bem, minha família é um pouco diferente! Sou eu, Nielson e meus dois filhos, Bruno e Evander.

        Tentamos manter uma harmonia dentro de casa, sempre que possível, pois os dois são completamente desorganizados.

        Os crio sozinho desde 2004, quando me separei.

        Foi uma tarefa difícil, porém compensadora, pois sabemos que criar adolescentes nesse mundo de hoje, não é nada fácil.

        Mas, acredito que cumpri bem minha tarefa, afinal, hoje já são maiores de idade e responsáveis.

        Em casa cada um tenta cuidar do que é seu e todos cuidamos do que é nosso.   

        Tentamos manter uma organização em casa, embora fique às vezes desorganizada, mas independente da ordem é um ambiente alegre, simples, e calmo.

        Enquanto eram mais novos tentei passar a eles os melhores princípios que existe na vida.

        Acredito que esse seja o segredo de nossa harmonia.

        Gostamos de músicas variadas, tocamos instrumentos, adoramos esportes recebemos amigos, e organizamos festas.

        Mantemos uma sintonia dentro da educação e respeito, sabemos onde termina nosso limite e começa o do outro.

        Embora não nos reunimos no jantar ou almoço, tentamos conversar na maioria das vezes quando chegamos da faculdade, isso por volta de 23h30.

        Ali conversamos sobre nosso dia, e compartilhamos problemas de casa, sempre procurando encontrar a melhor solução. 

        Quando olho pra trás, recordo-me de todas as dificuldades enfrentadas para dar uma boa educação a eles, porém, considero que a maior delas, foi fazê-los entender que o mundo lá fora não é tão belo, devido às armadilhas que existem.

        Outra lembrança prazerosa é a da época escolar, no inicio foi estranho, pois até acostumar-me em frequentar reuniões e eventos escolares, demorou um tempo, mas quando me acostumei não quis parar mais. Hoje quando lembro, acho engraçado.

        Da mesma forma que os dedos das mãos não são iguais, meus filhos tiveram atitudes diferentes durante a época escolar.

        Enquanto o Bruno, não me dava trabalho em relação a notas e a comportamento (com raras exceções), pois após um episodio de total indisciplina, conversei durante umas 2hs e sob ameaças, mesmo que distante da mãe, ele decidiu nos ouvir e nunca mais tivemos problemas.

        Já o Evander, tinha muitas dificuldades nas matérias de exatas, por isso, passava boa parte do meu tempo livre o ajudando nas realizações de suas tarefas.

        Também, tive muitos problemas com ele, por conta de brigas com os colegas, mas nada que boas e longas conversas não resolvessem.

        Por conta dessas brigas fiquei conhecido pela diretora da escola que sempre me chamava para conversar.

        Mas, apesar de todos os problemas, que considero perfeitamente normais para a idade, eles sempre foram motivos de orgulho, e adoravam quando comparecia em seus eventos escolares.

        Durante a escrita desse depoimento, senti-me profundamente emocionado, pois lembrar esses momentos é algo que não tem dinheiro do mundo que pague.

        É o que digo sempre meus filhos são minha vida, e é neles que encontro motivação para vencer os obstáculos diários”.

 Nielson Borges (professor de Educação física, e amante incondicional dos meus filhos e da vida).

 

 Autora: Mariana Moraes