JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

BRINCAR É COISA SÉRIA 

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

 

       Brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.

        Toda criança tem o direito de poder brincar durante a sua infância.

        Mas, sabemos que nem sempre esse direito é respeitado. Se todos soubessem a importância dessa ação na vida da criança, não ousariam a desrespeitar essa lei.

"Soubéssemos nós adultos preservar o brilho e o frescor da brincadeira infantil, teríamos uma humanidade plena de amor e fraternidade. Resta-nos, então, aprender com as crianças."

(Monique Deheinzelin).

 

            É através da brincadeira que a criança acessa o mundo que está inserida, podendo aprender muito com essas interações.

            Para Oliveira (1990), as atividades lúdicas é a essência da infância. Ao retornar a história e a evolução do homem na sociedade, vamos perceber que a criança nem sempre foi considerada como é hoje.

Antigamente, ela não tinha existência social, era considerada mini adulto. Seu valor era relativo, nas classes altas era educada para o futuro e nas classes baixas o valor da criança iniciava quando ela podia ser útil ao trabalho, colaborando na geração da renda familiar.

Com o passar dos anos, o brincar foi se tornando uma prática obrigatória nas escolas de educação infantil, pois se chegou à conclusão que brincando a criança aprende e assimila muito mais.

 

“... quando uma criança brinca, joga ou desenha, ela está desenvolvendo a capacidade de representar, de simbolizar. É construindo suas representações que as crianças se apropriam da realidade”.

( Madalena Freire).

 

            Por isso, devemos estar atentos com relação aos objetivos de cada brincadeira, pois se não há um bom planejamento por trás, dificilmente conseguiremos que as crianças aprendam brincando.

 

 

Autora: Mariana Moraes