Comennius

Curiosidades

Imagem Produto

 

    Comenius foi considerado o pai da didática, pois foi o primeiro a centralizar seu estudo focado e tendo como principal alvo as crianças.

    Seu estudo mostrou para o mundo que para educar e ensinar uma criança é preciso profissionalizar-se, e não simplesmente colocar qualquer pessoa para tarefa. 

    Através de suas obras, notou-se que o traço de suas pesquisas detém a tentar passar para humanidade que por menor que seja uma criança, ela tem inteligência e capacidade suficiente para aprender, isso ocorre na maioria das vezes, através de suas próprias aptidões. Por isso, a criança merece respeito e afeto.

    A principal e mais famosa obra de Comenius é a Didática Magna, que foi uma obra projetada carinhosamente e elaborada para trabalhar ao longo de sua vida, que por sua vez defendia sua pedagogia para ele a educação deve ser continua e se expandisse para todas as classes.

     Essas são algumas das suas frases:

     Agem idiotamente aqueles que pretende ensinar, aos alunos não o quanto eles podem aprender, mas quanto eles próprios deseja.

     Deve-se começar a formação muito cedo, pois não se deve passar a vida aprender, mas a fazer.

 

Obras publicadas: Labirinto do mundo (1623), Didática Tcheca (1627), Guia da Escola Materna (1630), Porta Aberta das Línguas (1631), Didática Magna (versão latina da didática checa) (1631), Novíssimo Método das Línguas (1647), Mundo Ilustrado (1651), Consulta Universal Sobre o Melhoramento dos Negócios Humanos (1657),O Anjo da Paz (1667), A Única coisa Necessária (1667).

 

Autores: Gildete Porcino e  Eduardo Souza

 

Referências Bibliográficas:

Biografia

 

    Nasceu dia 28 de março de 1592, na cidade Uhersky Brod, na Europa Central, viveu e estudou na Alemanha e na Polônia.

     Deu inicio a didática moderna, e assim tornou-se o primeiro grande educador no Ocidente.

    Passou acreditar que havia uma grande diferença entre ensinar e aprender.

    Teve uma grande perda aos 12 anos, quando seus pais faleceram, desde então foi criado por sua família, mas sem grandes afetos. 

     Na Universidade Calvinista de Herbron, na Alemanha, cursou teologia, astronomia e matemática.

    Tornou-se pastor, em Heidelberg, no magistério colocaram em prática suas ideias pedagógicas, discando-se como professor.

    Na Suécia, foi contratado para fazer uma reforma no sistema de ensino, e logo em seguida devido aos grandes problemas publicou em 1672 Didática Tcheca, em 1631 foi traduzida para o latim como Didáctica Magna que se tornou sua grande obra.

    Casou-se, perdeu sua esposa e filhos em uma epidemia. Casou-se novamente em 1649, e retomou ao seu trabalho como educador, prestigiado pelas obras.     

    Em 1956, a Conferência Internacional da UNESCO publicou todas as suas obras, e o apontou como o primeiro propagador das ideias que inspiraram quase 300 anos depois da fundação da UNESCO.

    Faleceu, no dia 15 de novembro de 1671, em Amsterdã.

  

Autores: Gildete Porcino e  Eduardo Souza.

 

Referências Bibliográficas: