Pestalozzi

Curiosidades

Imagem Produto

 

Pestalozzi tomou-se discípulo de Jean Jacques Rousseau, grande pensador iluminista, com uma concepção nova de ensino, baseada nas necessidades da criança, que foi colocada em prática por seu pupilo (Pestalozzi), que tentou desenvolver suas ideias elaborando uma teoria do ensino.

 Durante a Invasão Napoleônica, em 1798, quando a cidade de Stans foi invadida e seus habitantes massacrados pelas tropas, reuniu as crianças desamparadas, e passou a cuidar delas em meio às mais precárias condições.

Assim como Rousseau, acreditava na educação como um desenvolvimento total do indivíduo, num conjunto moral, intelectual e físico, cuja potencialidade se encontra na criança, que deve ser estimulada, principalmente no lar em que vive: "A escola deve ser a continuação do lar. É no lar que se encontra o fundamento de toda cultura verdadeiramente humana e social" (Pestalozzi).

 Como princípios gerais do método proposto pode-se destacar a observação ou percepção sensorial (intuição); a linguagem ligada ao objeto e ao conteúdo; a época de aprender não é época de julgamento e crítica;  o ensino deve ocorrer de forma gradual, de acordo com o desenvolvimento da criança (ordem psicológica); cada aluno tem seu tempo de aprendizado, respeitar esse tempo, a fim de garantir o domínio completo pelo aluno; o ensino deve ser o alvo do desenvolvimento e não de forma dogmática; o aluno precisa ter sua individualidade respeitada; o fim principal do ensino elementar não é ministrar conhecimentos e talento ao aluno, mas sim desenvolver e aumentar os poderes de sua inteligência.

 As relações entre o professor e o aluno, especialmente em disciplina devem ser baseadas e reguladas pelo amor (aqui particularmente, me detenho a defender as ideias do não menos famoso Paulo Freire, que dizia que o professor não precisa necessariamente amar seu aluno, contudo respeitá-lo como um ser com características bem definidas); A finalidade da instrução é a educação.

Pestalozzi era protestante, e foi mestre de Allan Kardec (fundador da doutrina espírita, conhecida nos dias de hoje como kardecismo) e Friedrich Fröebel (precursor dos Kindengartens na Europa, expandindo por todo mundo com as ideias influenciadoras da Escola Nova, anos mais tarde).

 Trabalhou até o fim de sua vida na educação de crianças pobres em instituições dirigidas por ele mesmo. Seu método pedagógico era baseado nos interesses naturais do aluno, de acordo com a evolução do seu psiquismo, de modo que o aluno reduzisse o esforço despendido no processo de aprendizagem, por isso deu grande importância ao método intuitivo, e dizia: "É preciso psicologizar a educação".

 

 

Autoras: Marta Silvestre e Miriam Rabello

 

Referências Bibliograficas:

 

 Biografia 

Imagem Produto

 

Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em Zürique, Suíça, em 1746. Morreu com 81 anos, em 1827.

 Influenciou profundamente a educação concebendo-a como um processo de desenvolvimento harmonioso do ser humano, no plano físico, moral e intelectual.  

 Pestalozzi passou a ser conhecido, devido ao conjunto de sua obra, como "O Educador da Humanidade".

        Órfão de pai aos quatro anos passou por grandes dificuldades, junto à mãe e seus três irmãos, episódio que marcou profundamente sua vida, consolidando sua face predominantemente humanista, tornando-o um homem sensível e sonhador, direcionando seu trabalhado aos menos abastados.

      Ainda estudante, participou de movimentos em prol dos desamparados, participando de movimentos de reforma política e social.  

        Em 1774, foi pioneiro na fundação de um orfanato, onde tinha a intenção de ensinar técnica de agricultura e comércio, tentativa que fracassou alguns anos depois.

      Transformou o projeto agrícola fracassado em um Instituto Filantrópico para crianças abandonadas, porém, também não obteve sucesso, contudo, não foi o primeiro dos seus obstáculos e jamais desistiu de seus objetivos.

        Ninguém mas do que ele acreditou no poder da educação para aperfeiçoar o indivíduo e a sociedade. Com o seu poder, influenciou poderosos a pensarem na educação do povo, sendo grande adepto da educação pública.

 É considerado ainda hoje, um dos pioneiros da pedagogia de intenção social, voltada para as pessoas humildes.

 

 

     Autoras: Marta Silvestre e Miriam Rabello

 

        Referências Bibliográficas: